quinta-feira, 12 de março de 2009

7 TIMES!


O Presidente da Câmara de Vereadores de Ipiaú, José Mendonça, declarou em um artigo publicado no Jornal Noite e Dia, que torce para 7 times de futebol: Vasco da Gama, Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Bahia, Vitória e Fluminense de Feira de Santana. Cada um dos times ganhou a admiração de Mendonça por um motivo. O primeiro foi o Vasco da Gama, devido aos gols e jogadas de Ademir de Menezes, Lendário centroavante Vascaíno que se tornou artilheiro da trágica Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil, quando na ocasião, a Seleção Canarinho foi derrotada na final pelo Uruguai, em um Maracanã com cerca de 200 mil torcedores. A admiração pelo Palmeiras nasceu devido à cor verde (?), enquanto o Corinthians ganhou a simpatia do Ex-prefeito por causa da conquista do Campeonato Paulista de 1977. O fato de ter participado da diretoria dos 3 clubes mais famosos do futebol baiano (Bahia, Vitória e Fluminense de Feira), fez de Mendonça torcedor destes 3 times e o Flamengo ganhou a sua simpatia após um jantar oferecido ao ex-treinador Cláudio Coutinho (já falecido) e a delegação Rubro-Negra nos anos 70 no aniversario de Maria das Graças Mendonça, sua esposa, quando o Flamengo esteve em Feira. José Mendonça tambem esqueceu de citar a Seleção de Ipiaú, apoiada financeiramente pela Prefeitura, durante os 8 anos de seu governo e que costumava ter nele um animado torcedor de arquibancada, durante os jogos no estádio Pedro Caetano.
Resta agora saber por quem ele torce em dias de Vasco x Flamengo, Corinthians x Palmeiras ou BA x VI, pois nestes jogos não dá p/ ficar em cima do muro.

sexta-feira, 6 de março de 2009

DENGUE: IPIAÚ E MAIS 6 CIDADES EM ESTADO DE EMERGÊNCIA

Jornal A Tarde

Dengue faz 7 cidades decretarem emergência na BA

Por causa do grande avanço da dengue na Bahia este ano - o número de casos notificados até a terceira semana de fevereiro, 11.570, é 248% maior em relação ao mesmo período do ano passado -, o governo do Estado decidiu decretar situação de emergência em sete municípios. Cinco deles (Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Jequié e Porto Seguro) estão localizados no sul do Estado, região considerada mais crítica no avanço da doença. Cerca de 70% das notificações foram registradas nas cinco cidades. As outras duas, Irecê e Jacobina, ficam na porção central da Bahia.O decreto foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado e estabelece que a situação de emergência tem validade de 180 dias - período no qual a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), junto com a Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec), vai intervir nos serviços de atendimento a pessoas com suspeita de dengue nos hospitais públicos dos municípios. O decreto também convoca "os órgãos que compõem o sistema de defesa civil do Estado para atuarem no combate à doença". Até o momento, a Bahia registra 11 mortes causadas pela doença. Outros 12 casos estão sendo investigados.


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

VOCÊ TERIA ORGULHO DESTA FOTO?


O vereador Nena Passos, ao participar do Encontro Nacional de Vereadores, em Brasília, aproveitou a oportunidade para registrar uma foto ao lado do Ex-Presidente e agora Senador, Fernando Collor de Melo.

FOTO: Site Ipiaú Online

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

É MUITO!

É no valor de R$ 1.119.158,76(hum milhão, cento e dezenove mil,cento e cinqüenta e oito reais e setenta e seis centavos), o contrato que a Prefeitura Municipal de Ipiaú fez com a empresa Biotech Construções e Serviços Ltda., para a execução de serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares, comerciais e hospitalares e manutenção da limpeza urbana.O contrato que tem prazo de 180 dias deverá ser motivo de muita discussão na sessão ordinária que a Câmara Municipal de Ipiaú realiza na noite da próxima quinta-feira, dia 19.
FONTE: Site Ipiaú On Line

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O "DRAGÃO" DE SÃO JORGE


Desde que chegou a Ipiaú, para apresentar o Programa A Hora da Verdade, na FM Ipiaú, o locutor Jackson Cristiano tornou-se notório por atacar severamente, prefeitos e vereadores que se comportam de forma indevida no uso de suas atribuições. Cristiano já criticou prefeitos ou vereadores de Itagibá, Jitauna, Gongogi, Itagi, Ibirapitanga e Aurelino Leal, somente para citar algumas cidades. Esta postura dele, embora lhe renda uma certa notoriedade junto a seus ouvintes, tambem lhe acarreta vários inimigos, que saem vasculhando sua vida pessoal, à procura de deslizes que possam ser utilizados em uma tentativa de “silenciar” o linguarudo (no bom sentido) locutor. Jackson Cristiano tambem parece ter feito alguns bons amigos na Câmara de Vereadores de Ipiaú e foi justamente um destes bons amigos que informou a ele, sobre a existência de um dossiê, contendo fatos comprometedores de sua vida pessoal. O tal dossiê estaria nas mãos do ex-vereador São Jorge e segundo o mesmo informante, o ex-vereador estaria oferecendo as comprometedoras informações sobre a vida pessoal do locutor a alguns de seus desafetos. Foi o suficiente para que Jackson Cristiano desafiasse no ar a São Jorge, para que o mesmo provasse a existência do dossiê. São Jorge aceitou o desafio e levou o dossiê ao Programa A Hora da Verdade e desafiou Jackson a ir com ele a Delegacia, onde o dossiê seria entregue ao Delegado. O desafio foi aceito e agora resta aguardar o desfecho do caso. Apesar de todo estardalhaço criado por Jackson e São Jorge, este caso parece ter sido apenas mais uma das polêmicas desnecessárias que o povo de Ipiaú adora acompanhar nos programas sensacionalistas das rádios locais. E antes que alguem pergunte: por enquanto o prefeito Deraldino ainda não sofreu nenhuma critica pesada de Jackson Cristiano. Só não se sabe até quando vai durar a lua de mel. Se bem que no caso da FM Ipiaú...melhor deixar pra lá...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

CADÊ MEU CARGO, DERA ?


Esta é a pergunta que muitos fizeram ao Prefeito Deraldino Alves de Araújo, assim que o mesmo tomou posse em 1º de janeiro. E para a decepção de várias pessoas que enxergaram na eleição de Deraldino, uma oportunidade de conseguir um bom emprego , o Prefeito tem virado as costas para muitos de seus fieis correligionários de campanha. Alguns, tomados pela decepção, preferiram sair de fininho, enquanto outros resolveram soltar o verbo, criticando duramente, aquele que há pouco tempo, foi tido como garantia de um bom emprego na Prefeitura de Ipiaú. Deraldino está vivendo seus dias de Judas. Já há quem diga que ele passará longe de uma reeleição e nunca é demais lembrar que ainda é o primeiro mês de governo. A grande verdade por trás disso tudo, é que não se pode fazer milagres. A Prefeitura não é uma empresa privada, onde o Prefeito eleito poderá empregar quem e quantos quiser. Existe a Lei de Responsabilidade Fiscal, existe um concurso publico onde candidatos aprovados ainda aguardam convocação e existe acima de tudo o Tribunal de Contas dos Municípios, que a cada dia aperta o cerco em busca da seriedade na administração publica. Deraldino não pode se dar ao luxo de colocar na Prefeitura, todos aqueles que lhe ajudaram a vencer as eleições de 5 de outubro. O que lhe resta agora é dizer: obrigado por tudo! Para quem acreditava em emprego, como forma de gratificação aos serviços prestados na campanha de Deraldino, uma das músicas utilizadas na campanha do atual prefeito parece ter se tornado uma triste realidade: “ui, ui, ui !”.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

VICENTE "PICAPAU" LANÇARÁ LIVRO EM IPIAÚ


O jovem escritor Ipiauense Vicente Andrade, popularmente conhecido como Picapau, lançará neste domingo, dia 08 de fevereiro, o livro de poesias “A natureza do amor”. O evento acontecerá na Praça Ruy Barbosa a partir das 18 horas e tambem haverá exposição fotográfica, apresentações musicais e várias participações especiais. Vale a pena prestigiar.
(foto do arquivo pessoal de Vicente Andrade)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

UMA NOVA CAÇA AOS URUBUS?


Tempos atrás, o empresário Eduardo Pereira Alves, popularmente conhecido como Dú, protagonizou uma curiosa situação em Ipiaú. Indignado com o excessivo numero de urubus que viviam rondando o Mercado Municipal, Eduardo ofereceu um prêmio a quem conseguisse capturar 11 urubus: o felizardo seria premiado com um aparelho de TV. O assunto atraiu a curiosidade da imprensa regional e chegou inclusive a ser veiculado no Jornal O Globo. Se o empresário resolvesse trazer de volta a mesma premiação, para quem capturasse urubus pelas ruas da cidade, desde janeiro deste ano, certamente as lojas de eletrodomésticos locais faturariam alto com a venda de televisores, tamanha a quantidade destas aves que atualmente disputam o lixo, que se acumula nas ruas devido à precariedade do novo serviço de coleta, instalado desde o inicio de janeiro, quando Deraldino Araújo tomou posse. A empresa que era responsável pela coleta do lixo na gestão anterior, a Souza Costa, tinha contrato com a Prefeitura Municipal ate 10 de janeiro de 2009, mas seu contrato foi misteriosamente rescindido antes do prazo, sem que houvesse uma devida explicação. Pouco a pouco a situação parece está se normalizando, mas enquanto isso, a farra dos urubus segue a todo pique pelas ruas de Ipiaú.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

SUCATEAMENTO: A PALAVRA DA MODA EM IPIAÚ


Ainda não foi devidamente explicado o caso do sucateamento da Prefeitura Municipal, denunciado pelo Prefeito Deraldino Alves de Araújo, ao assumir a casa em 1 de janeiro. Imprensa e Policia foram chamados. Mas esta historia ainda promete muitas reviravoltas. Sandra Lemos afirma ter entregado a Prefeitura em perfeitas condições e tudo indica que ela e o vereador José Mendonça já estão tomando algumas providências no sentido de esclarecer de uma vez por todas esta historia. Sandra já teria inclusive gravado um direito de resposta nas emissoras de TV que divulgaram o tal sucateamento, mas não deve parar por aí. Processos na Justiça tambem estão a caminho. Por outro lado, cabe ao Prefeito Deraldino e sua equipe mostrar as provas deste sucateamento, pois uma vez que o mesmo for provado, poderá estar caindo a máscara da seriedade administrativa tão propagada por Sandra e José Mendonça nestes 8 anos em que governaram Ipiaú.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A PRIMEIRA SESSÃO DE 2009

A sessão extraordinária que iria acontecer na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 19, às 10 horas da manhã, foi adiada para as 8 horas desta terça-feira, 20 de janeiro. Na sessão será apresentado um projeto de lei para que sejam firmados convênios entre a Prefeitura Municipal e os Governos Federal e Estadual. Existe uma expectativa em relação ao comportamento do Presidente da Câmara, Jose Mendonça, diante deste projeto, visto que o mesmo será de grande utilidade para o Prefeito Deraldino Araújo. Aguardemos.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

SERÁ MESMO O FIM?


Funcionários da Fundação Hospitalar de Ipiaú, fizeram na ultima segunda-feira (12), uma manifestação em prol da Fundação, que se encontra paralisada desde o dia 31 de dezembro, por falta de condições para continuar funcionando, devido a uma seria crise financeira. A manifestação contou tambem com o apoio popular e diversas pessoas se mostraram solidárias a causa. Apesar de toda sua importância histórica para Ipiaú e região, a Fundação Hospitalar poderá mesmo encerrar suas atividades em definitivo, caso não sejam tomadas providencias imediatas para a falta de recursos que se tornou uma rotina nos últimos anos.

Foto: Site Ipiaú Online

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

IPIAÚ PERDEU MUITO...


Foi com muita tristeza que a população de Ipiaú se despediu, no ultimo sábado, 10 de janeiro, do ex-vereador e ex-candidato a vice prefeito Adilson Duarte, juntamente com Leonardo Fonseca, vitimas de um trágico acidente de automóvel na noite de sexta feira (9), quando o automóvel Fiat Punto que os conduzia a Salvador, colidiu violentamente com um caminhão Mercedez Bens que estava na contra mão. No acidente também faleceu a senhora Margarida Batista (tia de Adilson). A tragédia ocorreu por volta das 19 horas, próximo ao município de Brejões, no entroncamento de acesso a cidade de Irajuba. Adilson Duarte deixará saudades. Era o melhor político de Ipiaú. Fundador do Partido dos Trabalhadores, tendo sido eleito por 2 vezes vereador, honrou os votos recebidos, através da ética e da seriedade nas suas ações enquanto esteve na Câmara de Vereadores. Em 2004 ousou abrir mão de uma coligação do PT na disputa para vereador e pagou caro pela ousadia: nenhum vereador do Partido foi eleito, pois o PT não alcançou a quantidades de votos necessários. Mas este gesto serviu apenas para demonstrar a importância do PT em sua vida. Em 2008, contrariando a expectativa, aliou-se a Sandra Lemos, tornando-se candidato a vice-prefeito na chapa da então Prefeita, que buscava a reeleição. Derrotado, manteve-se ao lado de Sandra e também lutou contra o polêmico projeto que pretendia acabar com o voto aberto na eleição para Presidente da Câmara. Adilson era um tipo de político que sabia como poucos transmitir autenticidade nos seus discursos. Em nenhum momento ele deixou a impressão de estar sendo apenas mais um político. Era motivo de orgulho poder votar em Adilson Duarte. Ipiaú perdeu muito.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

RUIM DE DESMAMAR ?


Uma inusitada forma que um criador de animais encontrou, para protestar contra um suposto sucateamento da Prefeitura, na gestão da ex-Prefeita Sandra Lemos.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

NOVO PREFEITO E NOVAS POLEMICAS

Após ter sido empossado no ultimo dia 1º como novo Prefeito de Ipiaú e de ter assistido a vitória de seu desafeto, José Mendonça, na eleição para Presidente da Câmara de Vereadores, o Prefeito Deraldino Araújo começa seu mandato denunciando uma série de irregularidades que teriam sido praticadas pela ex-Prefeita Sandra Lemos.

Confira a matéria publicada no Blog do Souza Andrade:

CASO DE POLICIA - A Prefeitura de Ipiaú está parada por conta do sucateamento da máquina pública. A situação é tão caótica, que o prefeito Deraldino Araújo foi à Delegacia de Polícia, onde registrou queixa sobre o sumiço de documentos e de máquinas e equipamentos. Sem condições de trabalhar, o prefeito pediu uma visita in loco do delegado Chardson Castro e do Capitão da Polícia Militar, Manoilzo Bonfim. Eles ficaram estarrecidos com o que foi feito no prédio-sede da Prefeitura. De acordo com Nota distribuída a imprensa regional, foi constado o desaparecimento de diversos documentos de todas as secretarias, principalmente as de Ação Social e da Fazenda, assim como muitos equipamentos e programas de computadores. Tais fatos podem inviabilizar a administração, por algum tempo. Na foto aparecem o prefeito Deraldino, o vice Miguel, o delegado Chardson e o capitão Manoilzo.

Foto: Blog do Souza Andrade