sexta-feira, 28 de novembro de 2008

ESTES TÊM “IBOPE”

Os Programas “A Hora da Verdade”, “Programa do Povo” e “Panorama 91 FM”, são os campeões de audiência nas emissoras de rádio de Ipiaú. Não há como negar que os apresentadores Jackson Cristiano, Norman Suarez e Beto Marques são os grandes responsáveis pelo sucesso destes programas. Irreverentes, sensacionalistas, tendenciosos ou imparciais. Seja como for, estes três locutores se tornaram notórios pela forma com a qual conduzem seus programas, cada um seguindo um estilo próprio e inconfundível. Alem de informar seus ouvintes com as principais noticias do dia, estes programas tambem são freqüentemente utilizados pelos ouvintes para todos os fins. A procura de relacionamentos amorosos, envio de recados e felicitações de aniversario, são alguns deles. Tambem são realizadas campanhas para auxilio as pessoas carentes, que procuram os programas em busca de ajuda, no melhor estilo “Porta da Esperança” (antigo Programa do SBT, no qual as pessoas tentavam realizar seus sonhos). Os pedidos são diversos, desde quantias em dinheiro, passando por botijões de gás, alimentos, carrinhos de mão, dentre outros. Jackson Cristiano, chegou recentemente a Ipiaú, vindo da cidade de Ubaitaba, onde tambem apresenta um programa de radio, para comandar o “A Hora da Verdade”, de segunda a sexta-feira, de 7 as 8:30 na FM Ipiaú. Cristiano tornou-se notório pelos pesados ataques aos prefeitos e vereadores que agem de maneira indevida no uso de suas atribuições. Ninguém escapa da língua afiada do locutor, que já fez criticas pesadas aos prefeitos de cidades como Jitauna, Itagibá, Canavieiras e Ibirapitanga. Uma de suas vitimas preferidas atualmente é Milton Pereira dos Santos, prefeito afastado da cidade de Gongogi, devido a uma série de improbidades administrativas. A difícil missão de substituir Beto Marques, antigo dono do horário foi rapidamente vencida e Jackson caiu nas graças do publico, que costuma rasgar elogios ao apresentador em ligações ao programa.
Já Norman Suarez, o popular Amarelinho, apresenta o Programa do Povo, de segunda a sexta feira na Radio Educadora, das 12 às 14 horas. Amarelinho possui um contrato de publicidade com a Prefeitura Municipal de Ipiaú e sendo assim seu programa é uma espécie de escudo da administração José Mendonça / Sandra Lemos. A participação de Mendonça no programa é o momento mais aguardado pelos ouvintes, nestas ocasiões o ex-prefeito ataca desafetos, fala das ações do governo municipal dentre outros assuntos. No programa tambem é lido semanalmente um artigo escrito por José Mendonça, na qual o mesmo emite sua opinião a respeito de algum assunto político ou social. As participações de Mendonça tambem costumam render momentos divertidos. Em um desses momentos, o ex-prefeito não teve sua voz reconhecida pelo locutor ao ligar para o programa, e quando este lhe perguntou quem estava falando, Mendonça respondeu: - É com o Diabo.
O Panorama 91 FM, apresentado por Beto Marques na FM Ipiaú, de segunda a sexta, das 12 as 13:30, tem como marca registrada, o senso de humor do apresentador. Bastante criativo e irreverente, ouvir seu programa costuma ser garantia de boas risadas com as brincadeiras de Beto Marques com seus ouvintes.
Embora sejam programas jornalísticos, existe uma clara tendência política em cada um: enquanto o “Programa do Povo” defende o atual governo municipal, “A Hora da Verdade” e o “Panorama 91 FM” seriam a oposição a este mesmo governo. Resta saber quais rumos irão tomar a partir de janeiro de 2009, quando oposição passará ser situação e vice-versa.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O COMEÇO DO FIM

Interessante texto do jornalista ipiauense José Américo , publicado no Site do Jornal Agora (www.agora-online.com.br), no qual o mesmo fala sobre uma possivel devastação do meio ambiente, provocada pela exploração do minério em Ipiaú e região.
Digo e repito: mineradoras nunca jogaram no mesmo time do meio ambiente e sempre foram uma espécie de Cavalo de Tróia, presente de grego. O tempo mostrará que temos razão. A euforia de então poderá ser decepção para as futuras gerações. Estão vendendo a alma ao diabo por muito pouco. Pobres mortais, viventes de uma das mais lindas regiões do vale do Rio das Contas.Em troca, para a empresa homônima, poderemos perder a nossa mira bela. Pior muito pior que um bicho de sete cabeças, dragão apocalíptico, com seus impactos negativos que trarão alterações ambientais, incluindo supressões vegetais, intervenções em áreas de proteções permanentes e em superfícies d'água. Comprometimento da qualidade do ar, elevação do nível de ruídos e vibrações, ultralançamentos de fragmentos, alteração da qualidade das águas superficiais e subterrâneas, degradação dos solos, comprometimento de rios e riachos, degradação de lagos e represas, comprometimento de aqüíferos, instabilidade de encostas.Tem mais: supressão de vegetação, redução da fauna terrestre, alterações da vida aquática, redução de nichos e abrigos da fauna. Os males são maiores, bem maiores: possibilidade de contaminação por amônia e metais pesados. Morte lenta e invisível. Veneno, veneno, te vejo correndo nas veias do mundo.Muito papo, pouco mel. Vinte e cinco anos depois, o começo do fim.

sábado, 22 de novembro de 2008

UM PRESENTE DE NATAL MAIS QUE DESEJADO

Se você perguntar aos ex-candidatos a vereador Nenen de Ota , Zé do Caminhão, Edson da Star Vídeo e Plínio Nery Lemos qual o presente de natal que eles gostariam de ganhar, provavelmente todos os quatro terão a mesma resposta: a aprovação do projeto que aumenta de 9 para 13 o numero de vereadores em Ipiaú, pois desta forma todos eles seriam contemplados com uma vaga. O projeto deveria ter sido votado na ultima quinta feira, dia 21 de novembro, mas a votação acabou não acontecendo por falta de quorum, pois apenas 4 vereadores compareceram á sessão, quando eram necessários no mínimo 5. Não se sabe ao certo os motivos que teriam levado os vereadores São Jorge, Flavio Costa, Adá, Nilzelia e Carlinhos se ausentarem da sessão. Talvez tenham ouvido as palavras do vereador Chico do Hospital, que segundo o site Ipiaú On Line afirmou que ““A Lei Orgânica do Município no artigo 40 inciso 2, diz que para aumentar o número de cadeiras na Câmara de Ipiaú tem que se fazer a votação um ano antes, então tinha que ser em setembro de 2007, por ai já se vê que o projeto é inconstitucional”. Mas o projeto ainda poderá ser votado. Os 4 vereadores “reservas” certamente aguardam ansiosamente pela votação.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

DR. DERALDINO CRITICA SAÚDE MUNICIPAL

O prefeito eleito de Ipiaú, Deraldino Alves de Araújo, criticou duramente a saúde municipal em entrevista concedida ao Programa do Povo, na FM Ipiaú. Segundo Dr. Deraldino, a saúde em Ipiaú se encontra “na UTI” e necessita de melhorias em todos os setores (provavelmente, ele já estava sabendo da falta de seringas para atendimento aos diabéticos no Hospital Geral de Ipiaú). Se honrar a sua profissão de médico conceituado em toda região, Deraldino deverá fazer pela saúde, algo jamais feito por nenhum prefeito na historia deste municipio. Aguardemos!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

VOTO SECRETO FORA DA PAUTA

Fonte: Site Ipiaú Online

Depois da extraordinária participação popular na última sessão, e da pressão exercida por representantes da sociedade civil organizada, a mesa diretora da Câmara Municipal de Ipiaú retirou da pauta de votação o projeto que propunha trazer de volta o voto secreto na eleição para presidente da Câmara.Na sessão de amanhã estará na pauta o projeto que pretende aumentar o número de vereadores de 9 para 13 em Ipiaú. Tudo indica que o pedido será acatado pela maioria, se isso acontecer, ocuparão as novas cadeiras os candidatos: Neném de Ota, Zé do Caminhão, Edson da Star Vídeo e Plínio Nery. No próximo ano a Câmara deverá administrar um orçamento de cerca de 70 mil reais por mês.

Nota do Blog: a referida sessão será nesta quinta-feira, 20 de novembro

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Demissões em massa preocupam funcionários da Mirabela


Anunciada como a grande salvação para a região cacaueira, que há anos sofre com a Vassoura-de-Bruxa, doença que devastou a lavoura do cacau; a Mirabela Mineração do Brasil Ltda, está agora sofrendo os efeitos da tão alarmada crise econômica mundial. Informações já dão conta de 1.500 demissões ocorridas na Mirabela, na Barbosa Mello e em outras empresas prestadoras de serviço. Destas demissões, 450 já teriam sido confirmadas pelo SINTEPAV-BA (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada, Montagem e Manutenção do Estado da Bahia),embora a direção da Mirabela ainda não tenha se pronunciado a respeito desta preocupante onda de demissões.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A NOITE MAIS POLÊMICA DO ANO

O povo compareceu em massa à sessão da Câmara de Vereadores, na noite desta quinta-feira, 13 de novembro. Imprensa, políticos, formadores de opinião,“jacus”, “bicudos” e até mesmo a prefeita Sandra Lemos estavam lá. O motivo era um projeto do vereador Chico do Hospital, que pretendia acabar com o voto aberto na eleição para Presidente da Câmara, a qual acontecerá em 1º de janeiro de 2009. Felizmente prevaleceu o bom senso e o infame projeto sequer foi colocado em votação, sendo encaminhado a uma Comissão, que tem como Presidente o vereador Amadeu Lima de Oliveira (ex-Presidente da Câmara) para ser analisado, mediante tamanha demonstração de insatisfação popular, muito bem expressadas nas palavras da prefeita Sandra Lemos e do ex-candidato a prefeito Albione, que fizeram ótimos discursos no Plenário da Câmara. Ao autor do famigerado projeto, restaram as vaias da platéia, que lhe impediram de tentar explicar o inexplicável, fazendo com que o mesmo se retirasse (envergonhado?) da sessão antes mesmo do seu término. Que o povo continue atento, pois em tempos onde cada vez mais se prega a transparência e a honestidade com o dinheiro publico, projetos deste tipo é um atentado a ética e a moral, e acima de tudo uma falta de respeito com os cidadãos. Câmara e Prefeitura, ao contrario do que pensam alguns, não são empresas privadas de propriedade dos vereadores e prefeitos, onde as decisões devem ser tomadas na surdina, de acordo com interesses pessoais ou políticos. O povo tem sim, Sr. Francisco Oliveira Ferreira, o direito de saber como agem seus escolhidos para governar o municipio, pois somente assim, saberão se o voto que lhe foi confiado valeu mesmo a pena. No dia 20 de novembro sairá o parecer da Comissão sobre o Projeto. Todos à Câmara outra vez!
Foto: Site Ipiaú Online

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

11º ENDURO DO CAICAU NESTE FIM DE SEMANA

Acontecerá em Ipiaú nos dias 14 e 15 de novembro, mais uma etapa do tradicional Enduro do Caicau, válido pelo Campeonato Baiano de Enduro. Como acontece todos os anos, os competidores percorrerão várias cidades de nossa região. O evento começa na sexta, dia 14, quando haverá uma recepção aos pilotos na Praça Ruy Barbosa às 18 horas e a disputa será realizada no sábado, dia 15, com largada prevista para 10 horas da manhã no Posto e Motel Rocha. O encerramento e a premiação dos vencedores acontecerão à noite, durante confraternização na AABB.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

POLÊMICO PROJETO SERÁ VOTADO QUINTA-FEIRA NA CÂMARA

O Projeto do vereador Francisco Oliveira Ferreira (Chico do Hospital), que propõe o fim do voto aberto na eleição para Presidente da Câmara, será votado nesta quinta-feira, 13 de novembro e deverá atrair as atenções de boa parte da população Ipiauense e uma grande quantidade de pessoas à sessão. Caso seja aprovada, o Projeto institui o voto secreto na eleição para Presidente da Câmara, que irá ocorrer no dia 1º de janeiro de 2009. Pela atual forma de eleição, o voto é aberto para que todos saibam a opção de cada vereador na escolha do Presidente. A população espera que prevaleça o bom senso e que este Projeto de extrema falta de compromisso com a transparência na gestão publica não seja aprovado.

TE CUIDA, DERALDINO!

O que José Mendonça poderá fazer, caso seja eleito Presidente da Câmara:
Lei Orgânica do Municipio de Ipiaú

Art.58.Dentre outras atribuições, compete ao Presidente da Câmara:

I – representar a Câmara em juízo e fora dele;
II – dirigir, executar e disciplinar os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara;
III – interpretar e fazer cumprir o Regimento Interno;
IV – promulgar as resoluções e decretos legislativos;
V – promulgar as leis com sanção tácita ou cujo veto tenha sido rejeitado pelo plenário, desde que não aceita esta decisão, em tempo hábil, pelo Prefeito;
VI – fazer publicar os atos da Mesa, as resoluções, decretos legislativos e as leis que cier a promulgar;
VII – autorizar as despesas da Câmara;
VIII – representar por decisão da Câmara, sobre a inconstitucionalidade da lei ou ato municipal;
IX – solicitar, por decisão da maioria absoluta da Câmara, a intervenção no Municipio, nos casos admitidos pela Constituição Federal e pela Constituição Estadual;
X – manter a ordem no recinto da Câmara, podendo solicitar a força necessária para este fim;
XI – encaminhar, ao Tribunal de Contas do Estado ou órgão a que for atribuída tal competência, a prestação de contas da Câmara.

sábado, 8 de novembro de 2008

Novo prefeito de Ipiaú receberá R$ 9.500,00 mensais


O salário mensal de Dr. Deraldino Alves de Araújo na Prefeitura Municipal, será de R$ 9.500,00; de acordo com o Projeto de Lei 004/2008, aprovado pela Câmara Municipal em 03 de abril de 2008. Este mesmo projeto tambem definiu os novos salários do vice-prefeito, que será de 4.750,00 (50% do salário do prefeito) e dos secretários municipais e vereadores, que passarão a receber R$ 3.712,00. Estes valores estão de acordo com a Lei Orgânica Municipal e com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

1ª Igreja Batista de Rio Novo comemorou 93 anos


Aconteceram entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro, os festejos de 93 anos da Primeira Igreja Batista de Rio Novo, que se encerraram com a realização de um culto em ação de graças no dia 2 de novembro.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

GANHOU MAS NÃO LEVOU


Com 636 votos, Milton Costa da Cruz (foto), do PT do B, popularmente conhecido como Picolé, foi o 3º candidato a vereador mais bem votado de Ipiaú nas eleições de 05 de outubro. Teria sido eleito se sua candidatura não tivesse sido impugnada, devido à dupla filiação partidária. Picolé recorreu, mas a Justiça Eleitoral não acatou sua defesa e desta forma, ele terá que esperar mais 4 anos para tentar realizar o sonho de ser vereador. Quem agradeceu o “descuido” foi Raimundo Paraguai, que obteve 565 votos, sendo o 2º colocado do partido e desta forma ficou com a vaga que seria de Picolé.

Homem da seringa causa medo na cidade

Era só o que faltava! Várias pessoas têm ligado para as emissoras de rádio de Ipiaú, denunciando a ação de um homem que estaria portando uma seringa, com sangue contaminado pelo vírus HIV e atacando pessoas com a tal seringa, causando o contagio das suas vitimas com o vírus da AIDS. Segundo testemunhas o homem está usando terno e utiliza uma bíblia para esconder a seringa infectada. È bom que a população fique alerta.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

CAMPEONATO INTERMUNICIPAL 2008


QUASE CHEGAMOS...


Para qualquer pessoa que tenha um mínimo de conhecimento sobre futebol, uma vitória por 6x0 é algo que não deixa duvida sobre a superioridade da equipe vencedora sobre a derrotada. E Ipiaú realmente foi superior a Canavieiras na ultima rodada da 2ª Fase do Campeonato Intermunicipal, neste domingo, 02 de novembro, no Estádio Pedro Caetano. Ainda assim, foi um placar decepcionante pelo que Ipiaú fez, pelo que Ipiaú deixou de fazer e (principalmente) pelo que Ipiaú poderia ter feito. Quando Canavieiras levou o 1º gol de Ipiaú logo na saída de bola, antes mesmo do 1º minuto de jogo, a torcida Ipiauense logo imaginou que se o problema fosse saldo de gols, a nossa Seleção chegaria facilmente aos 8 que precisava em caso de empate no jogo Cachoeira x Itagibá. Faltou pouco, muito pouco! Para Canavieiras, o placar da partida pouco importava, estavam ali apenas para cumprir tabela, sem aspirar mais nada neste Intermunicipal. Pouca diferença faria se perdessem por 1, 6 ou 12 gols. Mas faltou a Ipiaú a cabeça fria para marcar os gols necessários. Fizemos seis: três em cada tempo. Faltaram 2, apenas 2 míseros gols, que foram perdidos nas inúmeras oportunidades desperdiçadas, principalmente na 1ª etapa. Alguns jogadores chegaram a causar irritação nos torcedores pelo excesso de preciosismo. Nestas horas, vale até um gol com o bico da chuteira, o “futebol arte” deveria ter ficado para momentos em que a necessidade de gols tivesse sido suprida. Fizemos 6 gols, e quem faz 6 tambem pode fazer 8, 10,12. Talvez a Seleção não tenha acreditado nisto, talvez tenham achado que os gols cairiam do céu ou então ficaram à espera de uma vitória de Cachoeira sobre Itagibá para facilitar as coisas. Porem, coube a Itagibá mais uma vez o papel heróico de conseguir uma classificação fora de casa, a exemplo do que já havia feito na 1ª Fase, segurando um empate sem gols em Cachoeira, feito raro para um time quando atua naquela cidade. Aplausos para eles, foram verdadeiros guerreiros, se comportando como tais em um campo de batalha. Ipiaú, ao contrário, foi apenas uma equipe superior a seu adversário. Ganhou. Mas sem raça, sem garra, sem suor e em alguns momentos , sem vontade. E no fim de tudo, sem a capacidade de alcançar o seu principal objetivo nesta sofrível tarde de domingo de finados: a classificação. Que me desculpem os torcedores mais fanáticos, mas Itagibá merecia mais que Ipiaú. Desde 2002 não chegamos à 3ª Fase do Intermunicipal. Aguardemos 2009. Sorte aos que ficam!